terça-feira

Le Frio


Sem muitas idéias, uma me parece querer dar certo, escrever sobre o frio, que agora assombra todas as pobres almas friorentas daqui, inclusive a minha. Mesmo com duas calças minhas pernas pedem por mais uma, com os cabelos recém raspados, sinto frio nas orelhas, e o nariz às vezes da a impressão que vai cair. Todos os comentários que aparecem na internet são parecidos, pedindo que alguém desligue o ar condicionado que não cansa de secar meus lábios, rachados e doloridos.
Bem vindos ao inverno, ou ao inferno frio que se tornou estes dias, os termômetros marcando temperaturas de um único digito, às vezes precedido de um desconfortante sinal de menos. Nos jornais, gelo na serra e fogo numa casa em que alguém esqueceu o aquecedor ligado, ou dormiu com ele ligado de propósito, e eu aqui enrolando pra tomar banho.
Em casa, não posso fumar no quarto, e ir à rua faze-lo e uma tarefa que me exige muito, penso comigo, se continuar assim frio vou acabar parando com este pequeno grande vicio, ou vou desrespeitar a regra e acende-los na janela, onde por o nariz pra fora e um sofrimento só, pelo menos e apenas o nariz que congela.
A manteiga fora da geladeira continua dura, a aos poucos sinto meu corpo enrijecer também, a água é gelada o tempo todo, não que eu lave a louça ou coisa que valha, mas tento lavar o rosto, tento, são muitas às vezes em que passo a mão molhada sobre os olhos e digo pra mim: “pronto, mais do que bom”. Lembro do meu cachorro lá fora, sinto pena dele, e ate muitas vezes trago ele aqui pra dentro quando estou sozinho, mas um cachorro de quase 30 quilos que gosta de pular e correr o tempo todo, não e a melhor companhia para uma cristaleira.
O sol alegra o povo daqui, e a maioria passa horas tentando fazer fotossíntese, parados em frente às lojas vazias, que não vão se encher tão logo, sair de casa somente quando estritamente necessário, que muitas vezes torna-se desnecessário assim que se põem os pés na rua, e se sente o agradável vento sul cortando as paisagens e mandando todo mundo pra dentro de casa, ordem esta que eu não reluto em acatar.
Pensando com carinho, este frio é uma grande merda, não há no mundo alguém que goste de se sentir congelando, e a pior sensação que conheço, claro, mal de amor é pior, mas pelo menos ele não deixa as mãos duras e doloridas, são coisas bem diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário